terça-feira, 18 de novembro de 2008

Problema de Socrates :D



Problema de matemática

José Sócrates, numa das suas múltiplas visitas a escolas, numa delas
considerada escola-modelo onde foi distribuir uns computadores aos
professores, resolve pôr um problema às criancinhas.

E diz o Sr.Engenheiro
- Meninos, tenho um problema para vocês resolverem. Quem acertar na
solução ganha um computador que eu ofereço!

Então, é assim:
Um avião saiu de Amesterdão com uma velocidade de 800 km/h; a pressão era
de 1.004,5 milibares; a humidade relativa era de 66% e a temperatura 20,4ºC.

A tripulação era composta por 5 pessoas, a capacidade era de 45 lugares
para passageiros, a casa de banho estava ocupada e havia 5 hospedeiras,
mas uma estava de folga.

A pergunta é... Quantos anos tenho eu?

Os alunos ficam assombrados.

O silêncio é total.

A professora fica estupefacta.

Então, o Joãozinho, lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz de
pronto:

- 50 anos, senhor inginheiro!

José Sócrates surpreendido fita-o e diz:

- Caramba!

Acertaste em cheio. Vou dar-te o computador!

Eu tenho mesmo 50 anos. Mas como encontraste esse número?

E o Joãozinho diz:

- Bem, foi muito fácil. Foi uma dedução lógica, porque eu tenho um primo
que é meio parvo, e tem 25 anos...

Nenhum comentário: